Minha foto
Antônio Frederico de Castro Alves, poeta, nascido em Muritiba-BA, em 14 de março de 1847, e faleceu em Salvador-BA em 6 de julho de 1871. É o patrono da Cadeira nº 7 da Academia Brasileira de Letras, por escolha do fundador Valentim Magalhães.
Colégio Dom Bosco
Disciplina: Literatura
Professora: Vera César
Equipe composta por: Lorena Rafaelly, Milena Novaes, Yasmin Vasconcelos, Isadora Campinho, Danniela Alves, Bárbara Cavalcante e Érika Monteiro
Série: 2º ano
Turma: ''C'' - manhã

sexta-feira, 18 de março de 2011

Romantismo



O Romantismo surgiu na Europa em uma época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. Na política, caíam os sistemas de governo despóticos e surgia o liberalismo político. No campo social imperava o inconformismo. No campo artístico, o repúdio às regras. A Revolução Francesa é o clímax desse século de oposição.
O Romantismo surge inicialmente naquela que futuramente seria a Alemanha e na Inglaterra. Na Alemanha, o Romantismo, teria, inclusive, fundamental importância na unificação germânica com o movimento Sturm und Drang.
O Romantismo viria a se manifestar de formas bastante variadas nas diferentes artes e marcaria, sobretudo, a literatura e a música. À medida que a escola foi sendo explorada, foram surgindo críticos à sua demasiada idealização da realidade. Destes críticos surgiu o movimento que daria forma ao Realismo.
No Brasil, o romantismo coincidiu com a Independência política do Brasil em 1822, com o Primeiro reinado, com a guerra do Paraguai e com a campanha abolicionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário